Uma programação variada e a tradicional feijoada da casa marcaram as festividades em Pirapora do Bom Jesus
Realizada no domingo, 24 de agosto, a programação da Casa do Samba continuou homenageando os 300 anos do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus com várias atrações, e o samba ainda será destaque no Baile da Cidade, marcado para o dia 29 de agosto, quando será apresentado o Bumbão dos 300 anos, confeccionado pelo luthier Luiz Poeira, a homenagem ao “Seu” Carlão do Peruche, Carlos Alberto Caetano, falecido em fevereiro deste ano, e show da Escola de Samba Unidos do Peruche.
A Casa do Samba trouxe até o momento diversas atrações, como o Conjunto Chora Cavaquinho, o Batuque de Umbigada, Nhô Arruda de Campinas e Grupo Mestre Marquinhos Simplício, além do Samba de Bumbo de Pirapora e convidados. Exibição de documentários, palestras e rodas de conversa com convidados especiais também fizeram parte da programação, destacando o Samba de Bumbo como patrimônio da cultura nacional, a influência africana na formação cultural paulista, entre outros temas.
Sob o tema “Samba de Bumbo no Berço do Samba Paulista”, a Casa do Samba tem ressaltado a ligação entre as históricas festas do Bom Jesus e o surgimento do Samba no Estado de São Paulo, pois a cidade era um tradicional ponto de encontro não oficial dos batuqueiros de diversas regiões do Estado, e foi de Pirapora do Bom Jesus que saiu uma das mais importantes influências dos primeiros cordões carnavalescos de São Paulo.
Para o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregorio Maglio, que esteve presente aos eventos da Casa do Samba, “nós celebramos as nossas raízes com essas festividades, relembrando os ritmos africanos que por aqui passaram e que fizeram de Pirapora ser conhecida como o Berço do Samba Paulista. É sempre emocionante ver nossa cultura pulsar tão viva”, declarou Gregorio.
Fotos: Gilberto Labriola
Casa do Samba em Pirapora do Bom Jesus – programação marcou a ligação histórica entre o Bom Jesus e o surgimento do Samba Paulista