Município faturou Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro, a mais bem avaliada da premiação
O prefeito Marcos Godoy, o Teco, recebeu nesta segunda-feira (10) o Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em Brasília (DF). O prêmio, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), reconhece esforços e iniciativas bem sucedidas da gestão de Itapevi na implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.
A premiação tem o objetivo de incentivar a adoção de práticas comprometidas com as metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e inovações nas políticas educacionais. Entre os premiados, 2.592 receberam o prêmio na categoria Ouro – caso de Itapevi, 1.062 na categoria Prata e 533 na Bronze.
“Este é um importante reconhecimento do trabalho de Itapevi. Nossa equipe de Educação tem transformado o ensino itapeviense que já é referência em todo o Estado. Muito obrigado! Este prêmio é de todos vocês”, disse o prefeito Teco, em agradecimento aos professores, funcionários e a toda a equipe da secretaria de Educação.
Para avaliar os trabalhos, o Ministério da Educação instituiu uma comissão responsável pela análise das iniciativas e pelo processo de classificação. Foram estabelecidos 21 parâmetros de avaliação para estados e o Distrito Federal e 20 para os municípios – organizados em cinco dimensões: ações de integração; institucionalização da política de alfabetização no território; implementação da política de alfabetização; ações de formação docente e distribuição de material didático.
Outros Prêmios da Educação
Recentemente, Itapevi também recebeu o título de município referência “Google for Education”, sendo a segunda cidade do Brasil a conquistar o reconhecimento, pela excelência na adoção dos recursos de tecnologia educacional. Entre as métricas analisadas estão a disponibilidade de recursos, a frequência de uso deles em sala de aula e o número adequado de profissionais capacitados para atuar com essas ferramentas.
O prêmio é resultado do sucesso do Projeto Transformações Digitais, iniciado em 2019 na rede municipal de ensino. A proposta foi preparar educadores, funcionários e alunos para atuarem com as ferramentas digitais e vem consolidando a cultura de inovação na Secretaria de Educação.
Em 2023, a cidade também recebeu o prêmio “Educação do Amanhã” pela adoção de práticas inovadoras que estão transformando a rede de ensino municipal, com o programa Educa Itapevi, responsável pela criação das Escolas do Futuro de Tempo Integral; utilização de chromebooks em sala de aula; parceria com a plataforma Google For Educacion; valorização dos professores; criação do projeto Aluno Tutor e atividades desenvolvidas durante a pandemia, entre outras ações.
Foto: Divulgação PMI
Departamento de Comunicação