Decisão do TRE/SP garante que Simão Pedro (PT) continua como deputado estadual.
O TRE/SP concedeu hoje (25/11) liminar para suspender os efeitos decorrentes do trânsito em julgado das Ações de Investigação da Justiça Eleitoral em questão, que geraram a retotalização de votos das eleições de 2022.
Com isso, o deputado estadual Simão Pedro (PT) segue diplomado e mantém suas atividades parlamentares e Camila Godoy segue na suplência de seu partido.
Entenda o caso:
Recentemente, a vereadora de Itapevi Camila Godoy (PSD), fez uma live informando que estaria assumindo o cargo de Deputada Estadual por São Paulo.
Em uma suposta reviravolta das eleições 2022, a suplente Camila estaria assumindo a cadeira na Alesp, após a decisão de um processo de pedido de “Retotalização” dos votos computados, segundo a questão de quociente eleitoral, onde o Deputado eleito Simão Pedro Chivetti (PT) passaria a ser o primeiro suplente.
Retotalização
Retotalização é simplesmente um processo técnico, sendo realizado pela Justiça Eleitoral, caso os votos sejam anulados pelo indeferimento ou cassação de candidaturas. Desta forma, a medida não consiste em uma nova contagem de votos e, sim, na exclusão de votos nulos da distribuição de vagas.
Sem mandato:
Camila que é vereadora de Itapevi e optou por disputar as eleições ao cargo de prefeita de Itapevi, perdendo por uma votação massacrante para o então vice-prefeito de Itapevi Marcos Godoi (Teco), concluirá seu mandata na Câmara Municipal da cidade no próximo mês de dezembro onde seguirá sem mandata eletivo até as próximas eleições.
Quem é Simão Pedro?
Eleito com 59.785 votos, nas eleições de 2022, Simão Pedro Chiovetti inicia em 2023 seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Paranaense de Tapira, Simão Pedro mora na zona leste de São Paulo desde 1973. Formou-se em filosofia, é mestre em sociologia política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e coordenador da pós-graduação em Gestão Pública Municipal, da Unifae de São João da Boa Vista.
Iniciou sua militância junto às Comunidades Eclesiais de Base e nas pastorais sociais da Igreja Católica e no movimento pela reforma urbana, na Cohab Itaquera I. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1983.
Trabalhou na primeira administração do PT em São Paulo e na gestão petista de Franco da Rocha. A pedido do prefeito Fernando Haddad, foi secretário de Serviços do Município de São Paulo, responsável pela gestão de resíduos urbanos, iluminação pública, serviço funerário e a conectividade digital.
Sua liderança e experiência o levou a ser eleito deputado estadual em 2002, 2006 e 2010. Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Educação e a Comissão de Serviços e Obras Públicas; coordenou as frentes parlamentares de Habitação, Reforma Urbana, Apoio à Reforma Agrária e Segurança Alimentar; apresentou e conseguiu aprovar projetos de lei, como o da ampliação do polo industrial de Itaquera e a de regularização de áreas públicas para moradia. Foi líder da oposição e do PT em 2007, quando iniciou a fiscalização e as denúncias das falcatruas do PSDB no escândalo do metrô de São Paulo, denunciando o cartel de empresas estrangeiras e empreiteiras no esquema conhecido como “trensalão”.
Como dirigente partidário, conduziu a Secretária Agrária do PT, em São Paulo, e é o atual secretário de Movimentos Populares e Relações Setoriais.
Facebook @SimaoPedroChiovetti.SP
Instagram @simaopedrochiovetti
Twitter @simaopedro_SP