No sábado, dia 22 de março, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um grande mutirão de combate ao mosquito da dengue. A ação, chamada Dia D contra a Dengue, aconteceu na região central e envolveu todas as secretarias do município, com o objetivo de conscientizar a população sobre a urgência de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.
Equipes a postos
“Essa mobilização com os funcionários de outras secretarias é essencial para enfrentarmos este período de epidemia de dengue. Os casos estão aumentando, principalmente nas cidades vizinhas”, explica a diretora do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), Marta Chaves.
Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos em diversos pontos da cidade, como o Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini, o Boulevard Central (onde houve a concentração do mutirão), além do Jardim São Pedro e arredores. Ao todo, 14 equipes percorreram as ruas da região central, visitando residências e comércios, orientando a população e distribuindo folhetos com instruções sobre como evitar a água parada e outros cuidados necessários.
Dia D
“O Dia D de combate à dengue teve a intenção de mobilizar toda a população nessa guerra contra o mosquito. A Prefeitura está empenhada, mas a participação da comunidade é fundamental. A dengue é uma doença perigosa e pode ser fatal, mas podemos evitá-la com atitudes simples”, declarou o secretário de Saúde, Milton Monti.
População consciente
Moradora do Chácaras Marco, a dona de casa Ana Cristina da Silva já foi vítima da dengue e sabe da importância de manter sua casa livre de criadouros do mosquito.
“As pessoas precisam ter consciência de limpar suas casas e quintais, evitar água parada e remover o lixo acumulado. Eu evito ter plantas para não correr riscos e mantenho tudo sempre limpo. Já tive dengue e foi horrível. Além disso, vi vizinhos ficarem muito mal por causa da doença”, relatou.

Guerra contra a dengue
“Estamos juntos em cada luta, em cada batalha, e essa guerra contra a dengue não será diferente! Vamos eliminá-la na raiz, com a força da nossa união. Dentro de casa, nos comércios, e nós, da Prefeitura, atuando nas ruas, praças e em todos os cantos da cidade.
O foco da dengue está na água parada – em uma tampinha de garrafa, um copo, um vaso. Esse é o ninho do mosquito, e só há uma forma de vencê-lo: eliminando qualquer acúmulo de água. Hoje estamos no centro, mas essa luta continua. Cada dia é mais um passo nessa guerra, mais um dia de trabalho, união e, acima de tudo, conscientização. Se cada morador fizer a sua parte, a dengue não terá vez em Barueri!”, declarou o prefeito Beto Piteri.
Trabalho contínuo
As equipes do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses continuarão realizando visitas domiciliares para reforçar junto à população as medidas de combate ao mosquito. A ação conta também com o apoio da Secretaria de Serviços Municipais, que promove a coleta de materiais inservíveis por meio dos programas Cata-Cacareco e Big Bags para remoção de entulhos.
Não custa lembrar
Para combater o mosquito da dengue, é essencial eliminar qualquer foco de água parada. Tampe caixas d’água, limpe calhas, descarte corretamente pneus velhos e outros objetos que possam acumular água. Lave com frequência os pratinhos de vasos de plantas, mantenha garrafas sempre viradas para baixo e utilize água sanitária nos ralos. Além disso, piscinas e reservatórios devem ser mantidos devidamente tratados com cloro.
—
Jaqueline Duarte – 24/03/2025
Crédito das fotos aéreas: Cauber Drone/Secom
Crédito das fotos: Beatriz Lucato/Secom
Legenda da foto: É essencial eliminar qualquer foco de água parada para combater o mosquito da dengue