A tarde de quarta-feira (17) foi marcada por encontros e celebrações no Centro de Eventos de Barueri durante a programação promovida pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri (Ipresb) em homenagem ao Dia Nacional do Servidor Público Aposentado. Ex-servidores da Prefeitura aproveitaram a oportunidade para rever colegas e participar de uma refeição de confraternização.
Na abertura do evento, a assistente social do Ipresb, Sueli Amorim, fez sua autodescrição, prática adotada também pelos demais participantes que utilizaram a palavra. O recurso contribui para a inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão. Ela também apresentou as intérpretes de Libras Luana Larissa e Fran Silva, responsáveis pela acessibilidade da programação.
Em seguida, o gestor de benefícios Marcelo Larangeira destacou os 20 anos do Instituto e a importância dos programas voltados aos servidores ativos e aposentados. O evento contou ainda com a apresentação dos profissionais do Ipresb que atuam no atendimento e na orientação dos servidores: Daniel Iamacita (agente previdenciário), Mariana Oliveira (psicóloga) e as assistentes sociais Carla Leorne e Dáphane Coutinho.
Saiba mais
Carla apresentou o Programa Preparatório para a Aposentadoria (PPA), enquanto Mariana falou sobre o Programa Pós-Aposentadoria. Os dois programas têm como objetivo auxiliar os servidores no processo de transição para a aposentadoria. “Acreditamos que a aposentadoria é uma continuidade. Envelhecer é viver novas experiências, e o sentimento de pertencimento faz toda a diferença”, destacaram.
O PPA é desenvolvido em 13 encontros semanais de três horas, realizados nos períodos da manhã ou da tarde. Já o Programa Pós-Aposentadoria oferece palestras, oficinas de artesanato, passeios e outras atividades.
O Instituto também mantém o Programa de Educação Previdenciária (Peprev).
Inscrições para o PPA
A 16ª edição do Programa Preparatório para a Aposentadoria será realizada no segundo semestre deste ano. Conheça mais sobre o PPA aqui.
Encerramento com espetáculo teatral
O encerramento do evento teve a apresentação da peça Passos, da Nagai Produções, integrante do Coletivo Oriente-se, formado exclusivamente por atores descendentes de japoneses. O grupo desenvolve trabalhos voltados à valorização da diversidade étnica, social e de gênero.
No drama, um homem de 70 anos enfrenta conflitos internos e externos ao decidir dedicar-se a novas atividades. Sua grande paixão, a dança, exige um preparo físico que ele já não possui. O principal desafio surge na convivência com um instrutor mais jovem, que questiona sua capacidade.
O espetáculo, que tem o texto assinado por Renata Mizrahi e direção de Victória Ariante, será apresentado no Sesc Santo Amaro no dia 26, às 15h. Ingressos aqui.
Conheça o Elenco
- Aurélio – Edson Kameda
- Rose – Emília Kiyohara
- Lara – Winnie Moriyama
- Rui – Gilberto Kido
- Hugo – Felipe Hideki
Da redação
Crédito das fotos: Tatiane Zechetto/Secom Barueri











