PIRAPORA DO BOM JESUS CELEBRA O MÊS DO MEIO AMBIENTE

Um pacote de ações visa fortalecer a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável da cidade

O mês do Meio Ambiente está sendo marcado por uma agenda para construir uma cidade mais sustentável, justa e resiliente. Ao longo da programação, estão acontecendo atividades educativas, culturais e interativas, aproximando a população das políticas públicas ambientais e dos desafios da conservação da natureza.

Ainda foi anunciado um pacote de ações e iniciativas que ampliam e fortalecem o compromisso da cidade com a conservação da natureza e o enfrentamento da mudança do clima.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A abertura da programação do Mês do Meio Ambiente aconteceu na Escola Benedito Procópio Missé, no bairro Ponunduva, no dia 11 de junho, com a participação dos secretários e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação – SDUMAH. Os alunos participaram de uma palestra sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, abordado sob vários ângulos, como a economia de água, reciclagem, entre outros. Ao final, todos receberam uma cartilha. Nessa ocasião foi lançada a cartilha “Educação Ambiental” com a “Turma do Meio Ambiente”, e entregue o Certificado de “Guardião da Natureza” às crianças do ensino fundamental) sobre os temas abordados e um diploma de Guardião do Meio Ambiente. Ação semelhante aconteceu na Escola Padre Chico no dia 16 de junho, incluindo o plantio de espécies nativas com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Os alunos da Escola Mestra Chiquinha participaram de uma grande ação no Parque Capelão intitulada “Aprendendo com a Natureza e a Comunidade”. Até o final de junho estão programadas novas palestras, como a realizada na última quarta-feira, 24, para os alunos do Projov em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que incluiu uma Roda de Conversa abordando temas como a Agenda 2030 da ONU, sustentabilidade, ESG (Ambiental, Social e Governança), eficiência energética, certificações sustentáveis e as novas oportunidades do mercado de trabalho voltadas para o desenvolvimento sustentável na administração pública e empresas. No dia primeiro de julho está agendado um treinamento de Treinamento de Manejo de Fauna Silvestre aos servidores públicos.

Antecedendo o Mês do Meio Ambiente, a Enel, em parceria com a SDUMAH e Secretaria de Educação, realizou a ação “ENEL Compartilha Energia Nas Escolas” no final de maio, para alunos do 1º aos 3º anos do Ensino Fundamental. Através de teatro de fantoches os alunos receberam informações e exemplos sobre o consumo consciente de energia no lar, fontes de energia elétrica e procedimentos de segurança.

DESPOLUIÇÃO DO RIO TIETÊ

Pirapora do Bom Jesus conquistou junto ao Governo Federal a implantação de um projeto piloto voltado à despoluição do Rio Tietê, com atuação na bacia do Alto Tietê, uma das regiões mais críticas do País em termos de qualidade da água. A iniciativa é resultado de um pedido do prefeito Gregorio Maglio ao presidente Lula. O projeto foi montado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e será conduzido no subeixo de Revitalização de Bacias Hidrográfica do Novo PAC.

Será feita uma avaliação das fontes poluidoras desde as nascentes até a saída do Rio da Região Metropolitana em Pirapora, onde o impacto da poluição se acumula com grande intensidade. Serão propostas soluções técnicas baseadas na natureza e com potencial de replicação em outras bacias. A previsão do início do projeto é para o início de novembro de 2026.

ECOBARREIRA – BARRAGEM PIRAPORA

Foi instalada uma “Ecobarreira” para coleta de material flutuante e resíduos sólidos à montante da Barragem de Pirapora, fruto de pedido do Município em consulta pública realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) em setembro de 2025. Seus principais benefícios incluem a despoluição hídrica e a proteção da fauna local.

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

À medida que Pirapora do Bom Jesus cresce, também aumentam os problemas relacionados aos resíduos sólidos, exigindo ações mais diversificadas, modernas e eficientes. Nesse sentido, a Prefeitura, baseando-se nas diretrizes e determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Lei de Saneamento Básico, elaborou o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos-PMGIRS.

“O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS e a criação do Zoneamento Ambiental encontra-se em consulta pública até o dia 25 de junho. Serão realizadas oficinas públicas com a população do Centro, Ponunduva e Payol, bem como estão previstas duas audiências públicas para o mês de agosto”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação de Pirapora, Agnaldo Moreno.

PROGRAMA VERDE AZUL

Pirapora aderiu ao Programa Município Verde Azul (PMVA) da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) do Estado de São Paulo, voltado a desenvolver e implementar políticas públicas de sustentabilidade.

As ações propostas pelo PMVA compõem dez diretivas e temas estratégicos da agenda ambiental do município: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade. O objetivo de Pirapora é receber o selo verde azul.

USINA FOTOVOLTAICA

A prefeitura de Pirapora e o Tribunal Regional Eleitoral-TRE formalizaram termo de cooperação técnica para construção de uma usina fotovoltaica, que será conectada à rede elétrica da Enel/SP.

Ela atenderá às unidades consumidoras do tribunal e da prefeitura, proporcionando redução de custos com energia, avançando nos compromissos de descarbonização. O projeto também se destaca pela inovação voltada à melhoria da infraestrutura urbana, na responsabilidade climática e transição energética.

SANEAMENTO BÁSICO

A Prefeitura e Sabesp estão implementando mais 14 quilômetros de rede coletiva de distribuição de água potável que ligará o Centro aos demais bairros, como o Laranjeiras, com a adutora da Reserva São Lourenço, que atualmente encontra-se no Payol.

O projeto ainda conta com um reservatório que será instalado no Pindaré e uma estação elevatória de esgoto. Esta é a maior obra de saneamento já realizada em Pirapora.

CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO MAMAIA

Com uma verba de R$ 20 milhões do PAC Seleções do governo federal, e contrapartida do município da ordem de R$ 10 milhões, será realizada a canalização do Córrego Mamaia, a maior obra de infraestrutura da cidade, que irá prevenir desastres naturais na região e garantir segurança às famílias que vivem em áreas de risco, além de representar uma reurbanização geral na região.

Foto: Gilberto Labriola

Legenda: Alunos da Escola Mestra Chiquinha assistem palestra sobre o Meio Ambiente no Parque Capelão, na ação “Aprendendo com a Natureza e a Comunidade”

Posts relacionados

  • All Post
  • Araçariguama
  • Barueri
  • Blog
  • Brasil e Mundo
  • Carapicuíba
  • Cidades
  • Colunistas
  • Cotia
  • Cultura
  • Edições
  • Entretenimento
  • Ibiúna
  • Itapevi
  • Jandira
  • Mairinque
  • Osasco
  • Pirapora do Bom Jesus
  • Política
  • Santana de Parnaíba
  • São Roque
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Vargem Grande Paulista
  • Viagens

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Notícias Populares

Trending Posts

Nosso Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

© 2024 Portal Expressão Regional | Desenvolvido por Agência Digital Ideal | Todos os Direitos Reservados