A cidade foi indicada em votação popular, via internet, para o prêmio Top Destinos Turísticos e definida como vencedora por um júri técnico
Em grande cerimônia realizada na sexta-feira, 16, foram anunciados os vencedores do prêmio Top Destinos Turísticos em 16 categorias, e Pirapora do Bom Jesus foi a vencedora na categoria Turismo Religioso de forma inédita, competindo com outras duas cidades finalistas, Iguape e Itaporanga, municípios que possuem também forte turismo religioso.
Em sua 6ª. edição, o evento de premiação aconteceu no Hotel Terras Altas em Itapecerica da Serra. O Top Destinos Turísticos é uma criação da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skal Internacional São Paulo. Segundo os organizadores a premiação desenvolve o sentimento de pertencimento na população residente; contribui para o resgate da autoestima; a promoção do bem receber e favorece a sinergia entre poder público e iniciativa privada em âmbito territorial.
O anúncio prêmio foi recebido com muita comemoração pelo prefeito Gregorio Maglio, que estava acompanhado na cerimônia da Secretária de Cultura e Turismo, Katherine Silva, da Chefe de Gabinete Dolores Oliveira, do presidente do COMTUR de Pirapora Ailton Paulo Pinto, do Padre Heliomarcos Ferraz, e da equipe da secretaria de Cultura e Turismo.
Para o prefeito Gregorio “agora Pirapora é Top número 1 dos destinos turísticos religiosos do Estado de São Paulo. Vencemos! Já estar entre as três finalistas do Estado já foi uma grande conquista, um grande reconhecimento. Vencer, então é ainda muito melhor. Mostra a força que a cidade vem conquistando, e 2025 foi um ano muito especial, celebramos os 300 anos do encontro da imagem do Bom Jesus, e eu quero agradecer primeiramente a Deus por ter me dado esta oportunidade de ser prefeito neste momento”.
Gregorio também agradeceu aos padres Redentoristas, em nome do Padre Heliomarcos Ferraz e do Padre Marcelo Magalhães, pela parceria com a cidade e empenho com que abraçaram as causas e as pessoas de Pirapora.
“Foi um ano para ficar na história, não só da cidade, mas de todos nós que vivemos essa grande emoção. Não tinha um reconhecimento melhor para coroar o Bom Jesus de Pirapora. Eu agradeço a todos que votaram e o que nos trouxeram também grandes energias. Pirapora é destino religioso e vamos seguir avançando com muita coragem porque aqui o trabalho não parou e não vai parar!”, concluiu Gregorio.
A Secretária de Cultura e Turismo de Pirapora, Katherine Silva, lembrou o percurso percorrido pela cidade para a participação na premiação, desde o cadastro, a fase de votação, até atingir a fase final, com o anúncio das três finalistas no segmento religioso.
“É preciso lembrar todo o empenho na comemoração pelos 300 anos do Senhor Bom Jesus, onde se destacaram eventos como a Exposição de Artes Sacras do Museu Paulista, a estreia do Festival Nacional de Cinema Católico, o Cine Bom Jesus entre outras programações da Festa de Agosto. A participação em feiras de turismo, como a Expo Católica, a inclusão da cidade no Guia do Turismo Católico de São Paulo, nossas celebrações da Semana Santa e Corpus Christi, a recepção das inúmeras romarias, e todo um trabalho de comunicação, também foram fundamentais para esta inédita e importante premiação, coroando todos esses esforços”, concluiu Katherine.
Exposição e palestras
O prêmio Top Destinos Turísticos tem o apoio da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico (Amitesp), da Associação Paulista de Municípios, da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), do Visite São Paulo Convention Bureau, e da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).
Durante os dois dias de evento, contou com estandes das cidades participantes, que puderam exibir vídeos e demais materiais de divulgação de suas atrações, além de palestras sobre temas ligados ao turismo, e gravação de videocasts com cidades participantes.
Foto: Gilberto Labriola
Prefeito Gregorio Maglio recebe o prêmio Top Destinos Turísticos











