O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Barueri (Ipresb) teve participação de destaque no 58º Congresso Nacional da ABIPEM (Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais), realizado entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, em Foz do Iguaçu (PR). O evento, considerado um dos mais relevantes do setor, reuniu especialistas e representantes de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de todo o país.
Durante o congresso, Barueri foi reconhecida nacionalmente ao receber quatro premiações entre os melhores RPPS do Brasil, nas categorias: Responsabilidade Previdenciária, Governança Previdenciária, Gestão de Investimentos e Nível de Pró-Gestão RPPS.

“Essas premiações consagram Barueri como uma verdadeira referência nacional em previdência social, um testemunho do nosso trabalho árduo, da transparência, da eficiência, da regularidade e da governança”, destacou o presidente do Ipresb, Weber Seragini.
Além da premiação, conselheiros e membros do Comitê de Investimentos do instituto participaram de cursos e palestras técnicas que enriqueceram seus conhecimentos e fortaleceram a governança previdenciária no município.
“A formação e qualificação contínua de nossos servidores, conselheiros e membros do Comitê são fundamentais para a elevação dos níveis de governança do nosso instituto”, completou Seragini.
Gestão sólida e segura
Barueri também reafirma sua posição como o município com o maior instituto de previdência do Estado de São Paulo, com patrimônio superior a R$ 3,9 bilhões. A expectativa é de que esse valor ultrapasse os R$ 4 bilhões ainda neste mês.
A estratégia de investimento do Ipresb prioriza a segurança: 90% dos recursos estão aplicados em títulos públicos federais, considerados os ativos mais seguros do mercado. Os 10% restantes são alocados em fundos de investimento cuidadosamente selecionados, com foco na rentabilidade e no cumprimento da meta atuarial.
—
Nanci Dainezi – 04/07/2025
Crédito das fotos: Divulgação/Ipresb
Legenda das fotos: Barueri conquista quatro prêmios de excelência e reafirma liderança na gestão previdenciária no Brasil