Uma ação integrada entre a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) e a Guarda Civil Municipal (GCM) reforçou a fiscalização nas ruas da cidade na tarde de sexta-feira (27). A operação, realizada das 13h às 17h na Avenida Piracema, 772, teve como objetivo principal a verificação da alcoolemia em condutores e a prevenção de sinistros no trânsito.
Dividida em dois turnos, a ação começou focando nos motociclistas, das 13h às 15h, período em que foram realizados 495 testes com etilômetro. Na segunda etapa, das 15h às 17h, a fiscalização se voltou aos motoristas de veículos em geral, aplicando mais 537 testes, totalizando 1.032 abordagens com bafômetro durante toda a operação.
Durante a ação, foram emitidas 56 autuações por infrações diversas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As infrações mais frequentes incluíram recusa ao teste do etilômetro (14 notificações), licenciamento vencido (7 notificações) e condução com silenciador defeituoso ou inoperante (6 notificações). Outras infrações identificadas foram direção sem habilitação (5 casos), uso de calçado inadequado ao volante (3 casos) e manuseio de celular durante a condução (3 casos).
Além das autuações, seis veículos foram removidos ao pátio municipal, sendo duas motocicletas e quatro automóveis de passeio.
Segundo Luciano Aparecido Messias da Silva, gerente de área interino do Departamento de Educação para o Trânsito da Semurb, a operação transcorreu dentro da normalidade, sem incidentes relevantes, respeitando todos os protocolos de segurança operacional.
Essa iniciativa faz parte das estratégias da Superintendência Regional de Trânsito para ampliar a fiscalização no município, promovendo a conscientização dos condutores sobre o cumprimento da legislação viária e contribuindo para a preservação da vida nas vias de Barueri.
—
Nanci Dainezi – 03/07/2025
Crédito das fotos: Emanuel Assis/Semurb Barueri
Legenda das fotos: A ação foi realizada com foco na verificação da alcoolemia de condutores e na prevenção de sinistros de trânsito