Desde sua criação em fevereiro de 2026, a secretaria da mulher já realizou diversas ações
Com a inauguração da nova sede da Secretaria da Mulher na última sexta-feira, 19, o objetivo é ampliar ainda mais o seu leque de atuação. O novo espaço está localizado na Rua Santa Cruz, número 1, no centro. Conta no andar térreo com amplo salão para receber aulas e outros tipos de eventos. Tem um outro espaço multiuso para a realização de cursos, oficinas e rodas de conversas. O evento contou com as mulheres que participam ativamente das ações promovidas pela Secretaria.
O andar superior da nova sede conta com a sala da Secretária, sala da diretoria e uma para reuniões. Em breve contará com a Sala Lilás, um ambiente acolhedor e reservado para o atendimento humanizado às mulheres que necessitam de apoio e orientação. Também contará com o Espaço Kids, para acolher as crianças com conforto, segurança e atividades lúdicas, proporcionando tranquilidade às mães e responsáveis durante os atendimentos.

Para a Secretária da Mulher, Adriana Critelli, “o novo espaço representa um importante avanço para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, oferecendo acolhimento, orientação, qualificação e ampliação da rede de proteção, com um ambiente preparado para atender as mulheres com respeito, dignidade, cuidado e oportunidades para as mulheres do nosso município. Isso é resultado da dedicação da nossa equipe e da confiança das mulheres que participam das nossas ações”, declarou Adriana.
Como homenageada da noite, a delegada Dra. Bruno Caracho, ressaltou em sua fala: “Eu fico muito feliz de ver que Pirapora está avançando para abrigar as mulheres. No meu trabalho, diuturnamente, eu enfrento a violência doméstica que envolve, majoritariamente, a mulher. Eu sei, como estudiosa e profissional, que um ambiente como este é necessário para a gente conseguir combater essa violência, para dar força para a mulher, trazê-las para um ambiente saudável, o que ela não encontra na casa dela, então, esse espaço aqui é uma vitória. Eu queria que todas as cidades se mobilizassem para ter um espaço como este. Trazer a mulher para fazer esporte, para trabalhar e se profissionalizar, encontrar um outro caminho que não a violência”, concluiu a delegada.
Presente na inauguração, o prefeito Gregorio Maglio ressaltou: “Nós estamos entregando hoje o novo prédio da Secretaria da Mulher. E não é só prédio, aqui é um espaço de boas políticas públicas. Estamos abrindo as portas com o propósito de ser o lugar onde todas as mulheres se sintam seguras para falar, para buscar apoio e encontrar os caminhos. Em nome da Delegada Dra. Bruna, nossa homenageada, agradecemos a todas as mulheres que fazem parte da nossa história. Confio muito no trabalho delas, por isso o nosso quadro de secretárias é, em sua maioria, de mulheres, e elas têm muita coragem para enfrentar os desafios que a cidade impõe”, concluiu Gregorio.
CINCO MESES DE MUITO TRABALHO
A Secretaria da Mulher já promoveu diversas ações voltadas ao bem-estar, à saúde e a valorização das mulheres.
Entre elas, destacam-se as aulas de pilates e treinamento funcional, realizadas no centro e na Arena Payol, incentivando a prática de atividades físicas, a melhoria da qualidade de vida e a integração entre as participantes.
A organização do bloco carnavalesco “100% Mulheres”, celebrou a força, a alegria e o protagonismo feminino. O “Todas por Elas”, realizado em parceria com o Sebrae, teve como foco o fortalecimento do empreendedorismo feminino, na capacitação e no desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, proporcionando incentivo a autonomia financeira e o protagonismo feminino. O “Musas Running”, primeira corrida exclusivamente feminina do município, reuniu mais de 150 participantes de diferentes idades em um momento de superação, integração e valorização feminina.
A vinda do ônibus “SP Por Todas”, uma ação social itinerante, em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado de São Paulo, proporcionou atendimento às mulheres do município em situação de vulnerabilidade, ampliando acesso a serviços essenciais de promoção da cidadania, disseminação de informações, encaminhamentos e atendimentos especializados.
O “Elas em Movimento” contou com aulões em diversas modalidades, como ritmos, axé e fitdance no Parque Capelão. O “Dia Delas”, foi um encontro de mulheres que fazem história, com a presença da delegada do município, representante da patrulha Maria da Penha e empreendedoras locais de sucesso.
Entre as conquistas deste período foi a criação da “Feira da Mulher Empreendedora” em duas edições realizadas, um projeto idealizado para fortalecer o empreendedorismo feminino, incentivar a geração de renda e dar visibilidade aos negócios liderados por mulheres, promovendo oportunidades de networking, capacitação e desenvolvimento econômico em nosso município, que conta hoje com mais de 50 empreendedoras.”
Outra importante conquista foi a vinda da Carreta da Mamografia pela primeira vez em Pirapora. Essa ação ampliou o acesso das mulheres aos exames preventivos, promovendo o cuidado com a saúde, a prevenção do Câncer de mama e a qualidade de vida da população feminina. Tendo realizado 500 exames gratuitamente, foi fruto de uma parceria com as Secretarias de Saúde de Pirapora e do Estado de São Paulo.
Em comemoração ao Dia da Mulher a Secretaria promoveu uma caminhada e um encontro na Câmara Municipal com a participação das servidoras do município, quando aconteceu uma palestra da professora Marli Arruda sobre o protagonismo feminino, seguido de um café para as participantes.
Mensalmente a Secretaria da Mulher colabora com o café para os servidores públicos, em parceria com o Fundo Social do município, promovendo um momento de integração, diálogo e valorização dos funcionários, fortalecendo o vínculo entre eles e a administração municipal.
A participação da Secretaria nos encontros regionais do CIOESTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), que são voltados ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres e à articulação entre os municípios da região. Destaque também para o apoio da Secretaria da Mulher nos grandes eventos do município, como Copa no Parque, Festa de Agosto, Corpus Christi, entre outros.
Fotos: Gilberto Labriola
Legendas:
– Prefeito Gregorio Maglio e Adriana Critelli inauguram nova sede da Secretaria da Mulher
– A Secretária da Mulher Adriana Critelli e o prefeito Gregorio Maglio com a homenageada, a delegada Dra. Bruna Caracho, ao centro.











